Estrangeiros passam a poder entrar em Itália sem qualquer restrição (Foto: Pixabay)

Quem viajar para Itália a partir do próximo domingo, dia 16, deixa de ficar sujeito à quarentena de cinco dias até agora imposta aos turistas dos países da União Europeia (UE) que visitam território transalpino.

O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, assinou um despacho que prevê a entrada de cidadãos da UE, da zona Schengen, do Reino Unido e de Israel apenas com um teste negativo.

A medida tem como objetivo impulsionar o setor turístico do país, responsável por 13% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

A Itália foi particularmente atingida pela pandemia da covid-19, que levou à pior recessão das últimas décadas no território, e procura recuperar o mais rapidamente possível, assegurando regras simples e claras para a entrada de turistas no país.

Neste contexto, o ministro da Saúde também anunciou a abertura de novos aeroportos para voos “covid-free” (sem-covid) de mais países.

O sistema ‘covid-free’, que prevê um teste negativo à partida e outro à chegada, tem estado a funcionar entre os Estados Unidos e os aeroportos de Roma e Milão.

O sistema foi agora alargado aos aeroportos de Veneza e Nápoles, incluindo também o Canadá, Japão e os Emirados Árabes Unidos.

Partilhar