Foto: DR

Na remota Costa dos Esqueletos, nasceu um eco-hotel entre o deserto e o oceano, inspirado nos enigmáticos navios naufragados que ali descansam.

O Shipwreck Lodge está instalado num dos recantos mais desolados e misteriosos da costa africana, onde o deserto do Namibe encontra o Oceano Atlântico. Mais precisamente entre os rios Hoarusib e Hoanib, no Parque Nacional Skeleton Coast (ou Costa dos Esqueletos), área protegida desde 1971. É assim conhecida por ser lugar de repouso de centenas de embarcações – e tripulações – que pereceram à fúria do oceano e cujos destroços se misturam com esqueletos de baleias pelas praias.

As dez cabanas de madeira (duas delas familiares) estão aninhadas entre as dunas, com vista para o mar, de onde a fria corrente de Benguela traz uma brisa refrescante. Foram desenhadas pela bioarquiteta namibiana Nina Maritz, de forma a emular os navios ali encalhados ao longo dos séculos.

As suítes inspiradas naquele cenário agreste são alimentadas a energia solar e estão equipadas com um recuperador de calor a lenha para as noites e manhãs mais frias.

O acampamento dispõe ainda de um restaurante e área comum, com um deque sobre a areia, de onde se consegue apreciar a beleza áspera do deserto, feito de dunas imponentes e planícies varridas pelo vento.

O alojamento é fruto do esforço conjunto de três companhias turísticas locais, a Trip Travel, a Journeys Namibia e a Natural Selection, e tem uma vertente conservacionista – 1,5% do valor da estadia segue para programas de conservação e proteção da vida selvagem.

O hotel proporciona atividades nas redondezas que levam a conhecer a flora que cresce naquelas condições adversas, ver o pôr do sol do topo de uma duna, passear e beber cocktails na praia, visitar uma colónia de focas em Möwe Bay e até avistar outras espécies de animais que se adaptaram a viver ali, como os elefantes do deserto. Z

Há quartos duplos a partir de 646 euros por noite por pessoa (inclui as
refeições, transfer e atividades).

Mais informações aqui.

Partilhar