O novo documento estará disponível no verão e vai permitir viajar em segurança no espaço europeu (Foto: Pixabay)

O certificado digital da covid-19 vai entrar em vigor a 1 de julho, segundo anunciou recentemente a União Europeia (UE). Mas há um país que planeia antecipar a entrada em vigor deste documento, que vai facilitar as viagens dentro do espaço europeu.

Esse país é a França, que disse querer o certificado a funcionar já a partir de junho, em coordenação com países próximos, nomeadamente Portugal.

O secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus, Clément Beaune, em entrevista à rádio RMC e à BFMTV, explicou que o objetivo é tomar decisões na primeira semana de junho “para antecipar um pouco” relativamente ao calendário da UE a entrada em vigor do documento que permite viajar no espaço comunitário.

“É uma possibilidade que as pessoas que cheguem a França de países onde a situação é segura possam usar o certificado já em mês de junho”, disse Clément Beaune.

Em março, a Estónia anunciou a mesma intenção mas não mais deu novidades sobre o assunto.

O novo certificado “é um verdadeiro progresso de coordenação” que permitirá que uma pessoa cruze as fronteiras internas da UE se provar que recuperou da covid-19, que foi vacinado ou apresentar um teste negativo.

A União Europeia deve estabelecer até 9 de junho a lista dos países terceiros de onde serão permitidas viagens sem restrições devido à covid-19 para o bloco europeu.

Existirá também uma lista laranja que identificará os países cujos cidadãos já estão vacinados contra a covid-19, mas com uma “vacina reconhecida” pela UE.

Será ainda criada uma lista vermelha com “restrições extremamente firmes” devido à circulação das várias variantes do vírus SARS-CoV-2, onde se inclui o Brasil Argentina e Índia.

A UE encerrou as suas fronteiras externas em março de 2020 para viagens “não essenciais” devido à pandemia.

Partilhar