Viagens dentro do espaço europeu vão passar a ser mais fáceis e disponíveis (Foto: Pixabay)

O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia (UE).

O livre-trânsito entra em vigor a partir de 1 de julho. E Portugal vai-se preparando para o ativar.

“Estamos a finalizar o nosso certificado verde digital. Há sete países que já o têm, Portugal está no grupo da frente para podermos ter o mais rapidamente”, anunciou António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Concebido para facilitar o regresso à livre circulação dentro da UE e apoiar designadamente o setor do turismo, numa tentativa de ‘salvar’ o verão de 2021, o certificado, que deverá ser gratuito, funcionará de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens.

“O passaporte tem regras, tem critérios. Vamos ter de adaptar esses critérios ao nosso país também e é esse trabalho que estamos a terminar”, explicou Lacerda Sales.

O documento terá formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos, e que seja disponibilizado gratuitamente, e na língua nacional do cidadão e em inglês.

No quadro da implementação deste certificado europeu, prevê-se que os Estados-membros não voltem a aplicar restrições, quando quase metade dos europeus já recebeu a primeira dose da vacina contra covid-19.

Partilhar