Grécia prepara terreno para acelerar entrada de turistas no país (Foto: Pixabay)

A Grécia aprovou a entrada no país de turistas inoculados com vacinas ainda não aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A única condição é que seja apresentado um certificado digital que comprove a vacinação.

Vana Papaevangelu, membro do comité de epidemiologistas que aconselha o Governo grego na gestão da pandemia, expicou que foram permitidas as pessoas inoculadas com a americana Novavax, a russa Sputnik e as chinesas Sinovac Biotech, Sinopharm e CanSino Biologics.

Esta medida, tomada por recomendação do comité de peritos, permite a entrada destes turistas tanto por via marítima, como aérea ou terrestre.

Quem quiser viajar para a Grécia terá de apresentar um certificado digital de vacinação ou, se não tiver sido vacinado, um teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem, se for maior de seis anos.

Além disso, é necessário preencher um documento de localização do viajante, que poderá ser submetido a um teste aleatório nos aeroportos.

O Governo grego continua a insistir com a população para ser vacinada, tendo começado a vacinar os jovens com cerca de 20 anos.

Até o momento, foram realizadas 6.665.626 vacinações no país, que tem 10,7 milhões de habitantes.

Cerca de 41% da população recebeu pelo menos uma das doses, enquanto cerca de 26% já estão totalmente inoculados.

Este sábado, 12 de junto, a Grécia reduziu o horário do recolher obrigatório, medida que deverá ser abolida a 1 de julho.

Partilhar