Publicidade Continue a leitura a seguir

Passaporte de vacinação já é realidade em Portugal (saiba como o pedir e o que pode fazer com ele)

Viajar será mais fácil a partir de 1 de julho (Foto: Pixabay)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Portugal começou a emitir os certificados digitais de vacinação contra a covid-19.

A partir desta quinta-feira, dia 17, pode pedir o seu no portal do SNS24, assim como certificados de teste PCR e de recuperação.

Segundo explicaram o Ministério da Saúde, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para obter o certificado digital, o cidadão deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de documento que pretende.

Após validação do pedido, o certificado é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado, sem quaisquer custos associados.

“Brevemente será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos”, anunciaram as três entidades, em comunicado.

Encontra-se ainda em fase de testes uma aplicação móvel para o efeito, que está a ser coordenada com os restantes países da União Europeia (UE).

Os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho. Poderão ser usados em todos os estados-membros da UE, bem como na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.

Os certificados comprovam a testagem negativa, a vacinação ou a recuperação da covid-19.

O documento tem um código QR com os dados essenciais necessários e que é utilizado “para verificar de forma segura a autenticidade, integridade e validade do certificado.”

Conterá ainda informações como o nome, data de nascimento, data de emissão e informações pertinentes sobre a vacinação, teste ou recuperação.