Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo sobre as escolhas dos portugueses para as férias de verão

Portugueses vão reconciliar-se com as férias no próximo verão (Foto: Pixabay)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quase 50% dos portugueses vão passar as férias deste ano em Portugal. Espanha é o segundo destino preferido.

Estas são as principais conclusões do 20º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance.

“Cerca de 62% dos portugueses têm planos para viajar durante os meses de verão e 46% escolhe Portugal como destino de eleição para fazer férias”, concluiu o estudo.

“Apenas 26% dos portugueses já reservou as suas férias ou parte delas, uma tendência que está em linha com a maioria dos países em análise”, foi adiantado.

Depois de Espanha (18%), os portugueses têm preferência maior por França ((9%) e Itália (5%).

Em março, a Volta ao Mundo avançou em primeira mão com os resultados de um outro estudo da Europ Assistance, o “Vacation Rental Survey”, o qual indicou que os portugueses querem voltar a viajar este ano e têm precisamente como preferência Portugal.

O Barómetro Anual de Férias de Verão revelou ainda que Portugal é o destino de preferência dos espanhóis. E que a higienização dos meios de transporte (56%) e o acesso a informação relacionada com a covid-19 no destino de férias (47%) e um teste negativo ao vírus antes de viajar (46%) são as condições mais valorizadas pelos portugueses para decidirem o local de férias.

“Os viajantes inquiridos mostram uma cada vez maior preferência por férias em locais isolados e pautados pela natureza, fora das grandes cidades e que lhes permitam passar tempo perto de familiares e amigos”, expressou o barómetro.

Outros dados interessantes apontam para descida (21%) do orçamento médio europeu destinado ao período de férias. Ainda assim, Portugal foi dos países onde esse mesmo orçamento se manteve estável (1.399 euros).

O carro (58%) é o meio de transporte preferido para viajar, seguido do avião (34%).

Quanto ao passaporte digital, que pode ser requerido a partir desta quinta-feira, 17 de junho, 85% dos inquiridos disse tratar-se de uma iniciativa que facilita as viagens internacionais. E 88% pediu cuidados no que diz respeito a políticas de proteção de dados e privacidade.

O 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance foi realizado através de um inquérito online a 14 mil indivíduos na Europa, entre 5 e 20 de maio.

O Grupo Europ Assistance, responsável pelo estudo, está presente em mais de 200 países e conta com uma rede internacional de 750 mil parceiros e 41 filiais e sucursais.