Idanha-a-Nova, Monsanto.
Produzido por:

Um velho provérbio chinês faz o favor de nos lembrar o que, sendo óbvio, nos escapa tantas vezes: “Quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento”. A família é (também) isto: uma construção paulatina, cujas raízes ganham força suficiente para fazer frente as mais duras intempéries. O bulício dos dias atrapalha? Verdade. Ganham, por isso, mais relevo os momentos em que lhe conseguimos escapar. A Beira Baixa é o território certo para uma escapadinha familiar. Quer ver porquê?

PRIMEIRO DIA

A belíssima aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, dona de dois invejáveis títulos (a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal e Aldeia Histórica), é um buquê: junta beleza e história, aventura e passeio, mistério e revelação. Ícone turístico da Beira Baixa, é, na verdade, uma experiência peculiar que não deixa ninguém indiferente.
Alcandorada num cabeço que permite vislumbra vários horizontes, a povoação irrompe abruptamente na campina de Idanha, erguendo-se até aos 758 metros, no seu ponto mais alto. Estamos num local muito antigo, com presença humana desde o Paleolítico (no sopé do monte há vestígios arqueológicos que apontam para um castro lusitano e para ocupação romana). Eis, portanto, a primeira de muitas possibilidades que o passeio oferece: uma lição de história.

Saiba mais aqui

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar