Plantas aromáticas são atração que Chipre quer sublinhar (Foto: Etienne Torbey/AFP)

Chipre está a multiplicar a plantação de plantas aromáticas, como rosas, manjericão ou lavanda, para ampliar a oferta turística e mostrar que não é apenas ilha de sol e praia.

A alta qualidade dos óleos essenciais de Chipre é atribuída à própria geologia da ilha, à formação da cordilheira Troodos, à qualidade do ar e às condições meteorológicas.

“O clima aqui é ideal para o cultivo desse tipo de ervas, porque elas adoram o calor e o sol forte”, explica a fitoterapeuta Miranda Tringis, que administra um parque botânico perto de Ayia Napa.

Na pequena aldeia montanhosa de Agros, situada a 1.100 metros de altitude na cordilheira de Troodos, as irmãs Andria e Elena Tsolakis ajudam os pais na plantação de roseiras. Uma tradição familiar que leva sete décadas e atravessa gerações.

“Precisamos de cerca de 400 rosas, flores, para fazer um quilo de pétalas. E desse quilo vamos produzir dois litros de água de rosas”, descreve Andria, 31 anos, à agência AFP.

Foto: Etienne Torbey/AFP

Antes da pandemia, 10 autocarros de turistas chegavam diariamente a Agros para observar as plantações e sentir aqueles cheiros particulares e únicos. A crise levou visitantes e receitas, mas há um projeto que promete novas esperanças.

Trata-se de uma parceria entre seis países – Bósnia Herzegovina, Croácia, Chipre, França, Itália e Malta – que pretende dar a conhecer plantas aromáticas e medicinais de cada uma daquelas paragens.

“Somos abençoados com mais de 800 ervas diferentes, algumas delas só podem ser encontradas em Chipre”, disse, por sua vez, Yioula Michaelidou Papakyriacou, coordenador local do projeto.

Os Caminhos de Plantas Medicinais e Aromáticas na Europa, assim foi batizado o programa, pretendem criar “uma rota temática multissensorial, turística e cultural, ligando destinos europeus unidos por uma tradição comum.”

Para unir destinos em torno de cheiros incomparáveis.

Partilhar