Praga é uma das três fundadoras da Liga das Cidades para o Turismo Urbano Sustentável (Foto: Pixabay)

Porto, Veneza e Praga. Estas três cidades vão formar a Liga das Cidades para o Turismo Urbano Sustentável.

O objetivo é transformar estes destinos em “laboratórios vivos” de práticas para um turismo sustentável.

A criação deste organismo, que depende da Organização Mundial de Turismo – entidade que enviará “as cartas de convite”, – deverá estar concluída até ao fim do terceiro trimestre deste ano.

“A liga vai inicialmente funcionar como um laboratório vivo no Porto, Veneza e Praga que, apesar de serem cidades com problemas distintos, vão servir de estudo de caso para a implementação de práticas e medidas”, explicou à Agência Lusa Ricardo Valente, vereador da Economia e Turismo da Câmara Municipal do Porto.

A Liga das Cidades para o Turismo Urbano Sustentável foi uma das grandes conclusões saídas da Declaração do Porto sobre o Turismo e o Futuro das Cidades.

O documento foi assinado, entre outros, por representantes de 17 cidades europeias, além de várias empresas, como a Expedia ou a Airbnb.

Os objetivos da declaração corporizam essencialmente duas questões, o que era necessário fazer antes da pandemia da covid-19 e o que é necessário fazer no pós-pandemia.

“O turismo deve ser visto enquanto dinamizador da região em que se encontra, ao nível do emprego e do crescimento económico. Agora, devemos alinhar o turismo com aquilo que são as boas práticas do ponto de vista de políticas de sustentabilidade”, salientou Ricardo Valente.

Para tal, devem ser levadas a cabo no futuro políticas públicas e uma gestão de cidade assentes na gestão digital.

Partilhar