Publicidade Continue a leitura a seguir

Avião da TAP faz história ao aterrar num dos aeroportos mais difíceis do Mundo

Aterragem do Airbus A330 da TAP em St. Maarten ficou para os livros (Foto: TAP/Instagram)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um Airbus A330neo, proveniente de Lisboa, tornou-se no primeiro aparelho da TAP a aterrar no delicadíssimo Aeroporto Princess Juliana, na ilha caribenha de St. Maarten.

A histórica aterragem aconteceu esta sexta-feira, dia 23, anunciou a companhia aérea portuguesa. E ficou registada para a posteridade.

Situado a apenas dez metros da praia de Maho, bastante procurada por turistas internacionais, o aeroporto Princess Juliana conta com uma pista com pouco mais de 2.000 metros de comprimento.

Mas o que o torna raro é a proximidade ao areal, o que obriga os aviões no momento da aterragem a voarem a apenas de dez metros de distância em altitude sobre quem se encontra na praia.

A TAP tornou-se agora a mais recente companhia na longa lista das que podem inscrever no livro de proezas o registo de terem conseguido pousar em St. Maarten com distinção.

Foto: TAP/Instagram

Apesar do perigo aparente, o Princess Juliana, inaugurado em 1942, raramente testemunhou acidentes mortais. Os únicos ocorreram nos anos de 1970 e 1972.

St. Maarten é uma pequena ilha das Antilhas, com pouco mais do que 80 mil habitantes, gerida administrativamente pela Holanda e por França. Descoberta por Cristóvão Colombo em 1493, tem no turismo uma das principais fontes de receita.