Temperatura no solo da Acrópole chegou aos 55 graus (Foto: Pixabay)

As autoridades gregas decidiram esta terça-feira, 3 de agosto, encerrar ao público a Acrópole, em Atenas, devido à onda de calor que varre o país, a mais grave dos últimos 30 anos.

Outros locais históricos da capital grega permanecerão igualmente sem visitas até à próxima sexta-feira, dia 6. A decisão foi tomada depois de a temperatura no solo da Acrópole ter atingido 55 graus.

Os serviços meteorológicos da Grécia registaram 46 graus celsius de temperatura na segunda-feira, marca que ultrapassou o recorde de máxima ocorrido em 1987. Na altura, morreram 1.300 pessoas devido ao calor.

O clima extremo deverá manter-se durante até ao final desta semana.

De acordo com a Proteção Civil grega, citada pela agência espanhola EFE, todos os sistemas de prevenção estão em alerta máximo, especialmente o controlo aéreo e terrestre das áreas onde podem ocorrer incêndios, embora o risco seja muito elevado na maioria das regiões do país.

Os bombeiros lutam há vários dias para extinguir um incêndio na ilha de Rodes, e após a evacuação preventiva de algumas aldeias tem sido possível evitar mais danos.

Também ocorreram incêndios nos últimos dias na região central da Grécia, onde foi registada a temperatura recorde de 46,3 ºC, na segunda-feira, na aldeia de Makrakomi.

Em todo o país, foram criadas salas climatizadas, abertas todo o dia, para que pessoas mais vulneráveis se possam refugiar do calor.

Partilhar