Foto: DR

A praia de Kendwa, na ilha de Unguja (mais conhecida como Zanzibar), acolhe um eco-resort que honra as tradições e as comunidades locais e põe à disposição dos hóspedes uma extensa coleção cinematográfica.

Em Swahili – a língua oficial da Tanzânia – a palavra “zuri” descreve algo belo e agradável, como aquela praia de areia branca da aldeia de Kendwa onde se foi instalar o Zuri Zanzibar.

O resort – projeto do empresário e realizador checo Václav Dejčmar – fica na maior ilha do arquipélago tanzaniano, abraçado pelo Oceano Índico na costa oriental africana, onde se juntam influências árabes, europeias e indianas num mosaico cultural que também se reflete na oferta gastronómica.

O espaço foi inspirado na atmosfera de uma aldeia, com 55 villas e bungalows com telhados em palha e peças de decoração produzidas por artesãos locais, que espreitam por entre cortinas de vegetação tropical. Uns têm vista desimpedida para o oceano, outros para o jardim, mas todos contam com varandas espaçosas com cama de rede para apreciar a paisagem, chuveiro ao ar livre e jacuzzi.

A maior villa acolhe até seis pessoas e tem cozinha, uma piscina infinita e praia privada.

Os hóspedes podem ainda praticar desportos aquáticos, sair num passeio de barco, ir à pesca e sentir o aroma exótico do jardim de especiarias, uma homenagem à tradição do arquipélago, conhecido pela produção de cravo-da-índia, noz moscada, canela e pimenta.

Foto: DR

Na biblioteca, encontra-se uma seleção de títulos internacionais, clássicos da literatura europeia e obras sobre Zanzibar, a Tanzânia e África. Para os amantes do cinema – por influência da carreira cinematográfica do fundador do Zuri – há uma coleção de mais de 500 DVD com alguns dos melhores filmes das últimas décadas, da comédia ao drama, passando pelos clássicos e por vencedores dos Óscares.

O Zuri Zanzibar assumiu ainda o compromisso de criar e apoiar iniciativas focadas na educação, no ambiente e na promoção da aldeia de Kendwa, envolvendo as comunidades locais. Os produtos de banho do resort, por exemplo, são de uma empresa sediada em Zanzibar, que produz cosméticos provenientes do cultivo das algas marinhas, uma das principais atividades da ilha, feita principalmente por mulheres.

Os bungalows têm preços para duas pessoas a partir de 576 euros por noite, já com pequeno-almoço e jantar.

O resort fica a cerca de uma hora de carro do Aeroporto Internacional de Zanzibar.

Foto: DR

 

 

Partilhar