Foto: DR

Um conjunto de iurtes tradicionais espalhados pelo deserto compõem um eco-lodge remoto, que promove o contacto com a cultura nómada e os tesouros naturais e arquelógicos de Gobi, na Mongólia.

A paisagem acidentada do deserto de Gobi, à sombra das montanhas Altai, no Parque Nacional de Gurvansaikhan, serve de cenário ao eco-lodge de luxo criado pela Nomadic Expeditions, uma operadora turística que organiza expedições pela Mongólia, Índia, Butão, Tibete, Nepal e arredores.

O Three Camel Lodge é composto por 40 iurtes – tendas nómadas tradicionais – construídos com uma estrutura de madeira coberta com camadas de feltro e tela e com a porta virada a sul, como manda a tradição. Rústicos, espaçosos e convidativamente confortáveis, podem acomodar até quatro pessoas cada e estão equipados com fogão a lenha, móveis de madeira pintados à mão e casa de banho privada, com chuveiro em pedra.

A localização inóspita não impede todas essas comodidades – apesar de não haver internet nem telefone –, mas este oásis no deserto dá também a oportunidade aos hóspedes mais aventureiros de experienciar a vida diária das comunidades nómadas da região.

Entre as atividades e experiências disponíveis, há tiro com arco, ioga, tratamentos de spa, passeios de bicicleta ou a cavalo, visitas às dunas e pinturas rupestres do Deserto de Gobi e até aulas de culinária.

O edifício principal do lodge, esculpido por artesãos locais, reproduz um templo budista em miniatura. Abriga o restaurante Bulagtai, onde os hóspedes têm contacto com a gastronomia local, o bar Thirsty Camel e uma zona comum de lazer. O clima pode ser muito severo no inverno, pelo que se aconselha a visita de maio a outubro.

Os preços do para duas pessoas arrancam nos 615 euros por noite e incluem todas as refeições, atividades e transporte entre o aeroporto de Dalanzadgad e o alojamento.

Há voos para Dalanzadgad a partir do Aeroporto Internacional de Ulaanbaatar, capital da Mongólia.

 

Partilhar