Visitar Barcelona de automóvel é agora mais económico (Foto: Pixabay)

Mais de 550 quilómetros de estradas da comunidade autónoma da Catalunha ficaram livres de portagens desde a meia-noite desta quarta-feira, 1 de setembro.

Segundo explicou a agência espanhola EFE, os quatro troços isentos de pagamento são as vias estatais AP-2 e AP-7 e as estradas municipais C-32 e C-33.

A C-32 Norte era mesmo a portagem mais antiga de Espanha, com 52 anos.

A medida surgiu depois de protestos de movimentos antiportagens e levantou o debate sobre o futuro modelo de manutenção das infraestruturas agora livres.

A ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, esclareceu que o Governo quer aplicar um sistema de taxação por poluição.

A lógica passará, explicou a ministra pelo “lema de que quem polui, paga.”, seguindo assim uma filosofia que a Comissão Europeia quer ver aplicada nas redes viárias do continente a curto prazo.

O fim das portagens na Catalunha vai significar uma poupança de 752 milhões de euros por ano para os motoristas da região e também da comunidade vizinha de Aragão.

A partir de agora, apenas 120 quilómetros de estradas da Catalunha ficam sujeitas a pagamento, nomedamente a C-32, com os túneis Garraf, e a C-16, entre Sant Cugat-Terrassa-Manresa.

Partilhar