Cabo Verde mais próximo de voltar a acolher em massa turistas internacionais (Foto: Fernando de Pina/Lusa)

Cabo Verde atingiu esta sexta-feira, 3 de setembro, a meta de 70% da população adulta vacinada contra a covid-19. E pretende chegar a 85% no próximo mês.

O Governo cabo-verdiano, que anunciou o feito, tinha estabelecido objetivo de vacinar 70% da população adulta (cerca de 370 mil pessoas) até final de 2021.

Fica assim dado mais um passo de gigante para a reabertura total de Cabo Verde ao turismo internacional. O setor representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e estava em crescendo antes da pandemia.

Em 2019, registou-se o número máximo de turistas no arquipélago, 819 mil, mas a atividade está praticamente parada desde março de 2020, devido às restrições nacionais e internacionais.

“Foram feitos e estão a ser feitos investimentos para certificar hotéis, restaurantes, serviços de transportes aéreos, marítimos e terrestres, os aeroportos, os portos, com certificado de qualidade sanitária. É importante para restaurar a confiança”, revelou Ulisses Correia da Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde.

O ano passado a receita da Contribuição Turística caiu mais mais de 60%.

Além de turistas europeus, Cabo Verde pretende também reforçar a apostar na captação de outros mercados, nomeadamente o africano.

De acordo com o presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, “é necessário valorizar o continente como emissor de turistas e explorar o turismo intra-africano.”

Partilhar