Ponte de Rialto tem mais de 400 anos e sofreu profundas obras de restauro (Foto: Marco Bertorello/AFP)

A mítica Veneza está a aplaudir a conclusão das obras de restauro da não menos mítica Ponte de Rialto, obra de arte renascentista que atravessa o famoso canal daquela cidade italiana.

Com o seu arco baixo elegante e arcadas distintas, a ponte branca e brilhante é uma das atrações turísticas locais mais fotografadas.

As obras custaram cerca de cinco milhões de euros e foram custeadas pelo fundador da Diesel, Renzo Rosso.

Demoraram quatro anos e terminaram em 2019, mas a pandemia permitiu que só agora fossem dadas oficialmente como concluídas.

“Esta ponte é a ponte de Veneza”, definiu Luca Zaia, presidente da região de Veneto, da qual Veneza é a capital. “É um pedaço da história, é um museu a céu aberto.”

Para assinalar o feito, o tenor Andrea Bocelli realizou um espetáculo em plena ponte de Rialto. Cantou a famosa ária de Puccini “Nessun Dorma”, enquanto gôndolas, táxis aquáticos e barcaças do Grande Canal passavam por baixo da travessia.

Com 430 anos e um arco de 6,5 metros de altura, a ponte de Rialto é a mais antiga que atravessa atualmente o Grande Canal, ligando o bairro de San Marco ao Rialto, centro comercial da cidade e famoso mercado local.

Até meados do século XIX, era mesmo a única que permitia atravessá-la de barco.

Sustentado por 6.000 estacas de madeira, o monumento foi afetado ao longo do tempo pelo vento, pelo movimento das águas e pela poluição.

O enorme afluxo de turistas também não ajudou à sua manutenção.

Partilhar