Turismo em Cabo Verde dá sinais de recuperação (Foto: Pixabay)

A TUI Alemanha, operadora aérea do maior grupo de turismo e viagens europeu, voltou a voar para as ilhas do Sal e da Boa Vista.

As ligações ao arquipélago estavam suspensas desde março do ano passado devido à pandemia.

“A operadora pretende realizar um voo semanal para as ilhas do Sal e Boa Vista, provenientes dos aeroportos de Dusseldorf, Frankfurt e Hanôver”, explicou uma nota do Ministério do Turismo de Cabo Verde.

“Trata-se de uma linha importante para Cabo Verde, não só para trazer turistas para o país, onde a TUI explora alguns empreendimentos turístico-hoteleiros (resorts), como também para a comunidade cabo-verdiana que vive e trabalha nos Países Baixos”, acrescentou o ministério.

Cabo Verde recebeu em 2019 um recorde de 819.308 turistas, 45,5% nos hotéis da ilha do Sal e 29,4% na Boa Vista, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística cabo-verdiano, num setor que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago.

A procura caiu cerca de 70% em 2020, devido à pandemia de covid-19.

Aquelas duas ilhas concentram também a maioria das 284 unidades hoteleiras que funcionavam em Cabo Verde antes da pandemia, então com uma oferta oficial em todas as ilhas superior a 21 mil camas.

No Sal, com 30 unidades hoteleiras, a oferta era de 9.571 camas, enquanto nas 24 unidades na Boa Vista a oferta ascendia a 6.395 camas.

Cabo Verde já vacinou 71,5% da população com pelo menos uma dose de uma das vacinas contra a covid-19.

Prevê atingir 70% da população adulta com a vacinação completa até outubro, para permitir a retoma turística no próximo inverno, época alta da procura por turistas europeus.

 

Partilhar