Publicidade Continue a leitura a seguir

Vamos visitar as aldeias de Portugal?

Habitante de Arga de Cima (Tiago Cerveira)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há pessoas que lutam todos os dias contra o despovoamento das aldeias portuguesas, muito através do turismo. E há pessoas que vivem dentro dessas aldeias e que fazem merecer qualquer desvio que se deva fazer para entrar na vida real do Portugal esquecido.

Contar a história dessas gentes é o que promete o autor do blogue de viagens Alma de Viajante, Filipe Morato Gomes, que se juntou ao videógrafo Tiago Cerveira e à jornalista Luísa Pinto no projeto Rostos da Aldeia.

Dona Isilda, Ferraria de São João (Filipe Morato Gomes)

A ideia é correr o país de lés-a-lés e registar testemunhos inspiradores que potenciem a divulgação dos territórios de baixa densidade.

No fundo, trata-se de promover o turismo em ambiente rural e estimular a fixação de gente nas aldeias portuguesas. Trata-se de revelar o elas escondem: hospitalidade, gastronomia, artes e ofícios, tradições e cultura popular.

Igreja de Campo Benfeito (Tiago Cerveira)

O projeto oferece reportagens sobre as aldeias, vídeos documentais, relatos na primeira pessoa e guias práticos para motivar a visita e a pernoita nas aldeias.

A plataforma arranca com as aldeias de Campo Benfeito e Ferraria de São João, no centro do país, e prepara já um incursão ao Minho, nas Argas.