Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, estão de novo acessíveis (Foto: Fábio Motta/AFP)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro passou a exigir a apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 a locais e turistas.

A medida aplica-se nos principais pontos turísticos cariocas, como o Cristo Redentor.

Também é aplicada em espaços como cinemas, teatros, estádios, ginásios, piscinas, centros de treino, clubes, vilas olímpicas, circos, salas de concerto, museus, feiras, galerias e parques.

Por pressão dos empresários, a apresentação de certificado não é obrigatória em restaurantes, bares, supermercados, lojas e centros comerciais.

No entanto, todos estes locais estão sujeitos a respeitar outras medidas preventivas, como a restrição do número de pessoas, o distanciamento social e o uso de máscara.

No final de agosto, o Rio de Janeiro anunciou a intenção de desacelerar as medidas de restrição e de estimular a vacinação, principalmente entre pessoas que não tomaram a segunda dose dos imunizantes aplicados no país.

De acordo com a prefeitura [Câmara Municipal], pelo menos 212 mil pessoas com mais de 50 anos não compareceram no prazo estipulado para a aplicação da segunda dose e outras 166 mil maiores de 18 anos não se apresentaram nos postos de imunização para a primeira dose.

Apesar de o número de mortes e internamentos por covid-19 ter diminuído no Rio de Janeiro desde maio, como em todo o Brasil, a cidade tornou-se o foco da variante Delta e continua a segunda mais afetada pela pandemia, só superada por São Paulo.

Partilhar