Um dos três vulcões ativos da Guatemala entrou em erupção e espalhou cinzas pelo ar e material incandescente que formou uma avalanche de grandes dimensões.
O vulcão Fuego, localizado entre as províncias de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, a 35 quilómetros da Cidade da Guatemala, a capital do país, está situado numa montanha a 3.763 metros de altitude.
Emilio Barillas, porta-voz do Instituto de Vulcanologia guatemalteco, explicou que o material vulcânico se estendeu por seis quilómetros. A boa notícia é que não foi necessário proceder à evacuação de qualquer localidade vizinha.
Já o presidente do município de Escuintla, Abraham Rivera, pediu aos moradores das áreas próximas que evitem aproximar-se das áreas por onde descem os fluxos piroclásticos e alertou para o risco de que as chuvas possam complicar a situação.
A nova fase eruptiva do Fuego é a mais forte registada desde 3 de junho de 2018, quando uma potente erupção arrasou a comunidade San Miguel Los Lotes e parte de uma estrada na localidade vizinha de Alotenango, provocando 215 mortos e número idêntico de desaparecidos.
No espaço de uma semana, esta foi a terceira atividade vulcânica de monta, depois de erupções registadas nas Ilhas Canárias (Espanha) e na Islândia.