Pandemia aguçou a vontade de viajar dos portugueses (Foto: Pixabay)

Um estudo internacional revelou que 34% dos portugueses apontaram as viagens como o principal motivo para poupar dinheiro em 2020.

O relatório, realizado pela Intrum e intitulado European Consumer Payment Report, sublinhou que as poupanças para conhecer novos destinos subiram em relação a 2019, antes da pandemia de covid-19, quando se fixaram em 31%.

“Viajar é uma das principais razões para poupar dinheiro todos os meses. A pandemia aumentou a vontade dos portugueses de conhecer o Mundo”, assinala o documento.

Quando comparado com a média europeia (41%) ou Espanha (40%), Portugal fica a uma distância de sete e seis pontos percentuais, respetivamente.

O estudo concluiu ainda que as mulheres (35%) poupam mais para viajar do que os homens (32%).

E que o grupo etário dos maiores de 65 anos (46%) é o que mais poupa. Seguem-se as faixas etárias dos 18 aos 21 anos e dos 22 aos 37, com uma percentagem de 38%.

Por fim, as famílias sem filhos (37%) são quem mais poupa em comparação com as famílias com filhos (26%).

“A pandemia de covid-19 teve um grande impacto em todas as áreas, ainda assim, o setor da hotelaria e lazer (64%) foi um dos setores em que as margens de lucro foram mais afetadas”, explicou Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal.

“Para além disso, 86% dos inquiridos anseia que uma recessão venha a ter um impacto muito negativo na sua empresa”, acrescentou.

O European Consumer Payment Report 2020 baseou-se num inquérito externo realizado simultaneamente em 24 países da Europa, num total de 24.198 consumidores participantes.

Partilhar