Navios de cruzeiro são uma das principais fontes de poluição do mar (Foto: Pixabay)

Os cruzeiros são uma importante fonte de poluição e degradação ambiental, além de terem um impacto crescente e contínuo também na saúde e bem-estar humanos.

A conclusão é de um estudo da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, agora publicado na revista “Marine Pollution Bulletin”.

“Embora os navios de cruzeiro constituam apenas uma pequena percentagem da indústria naval mundial, estima-se que cerca de 24% de todos os resíduos produzidos pela navegação provêm deste setor”, explica o documento.

Um navio do género, descrevem, pode ter uma pegada de carbono superior a 12 mil automóveis e que os passageiros de um cruzeiro na Antártida podem produzir tantas emissões de dióxido de carbono (CO2) como a média europeia num ano inteiro.

Aquela que é considerada a maior investigação de sempre sobre cruzeiros, alertou ainda para as consequências do setor para a degradação do ar, água, solo, habitats frágeis e vida selvagem.

A lista de perigos não fica por aqui. Os autores consideram que os navios são uma fonte potencial de riscos físicos e mentais para passageiros, trabalhadores e pessoas que vivem perto dos portos ou que trabalham em estaleiros navais.

Os riscos incluem a propagação de doenças, como a covid-19, o ruído, a poluição atmosférica e ambientes de trabalho difíceis.

“Sem regras novas e rigorosamente aplicadas a nível nacional e internacional, é provável que a indústria dos cruzeiros continue a causar estes graves riscos para a saúde e o ambiente”, teme Lora Fleming, da Universidade de Exeter.

Num trabalho que envolveu, além do Reino Unido, a Espanha e a Croácia, a investigação combinou informação de mais de 200 documentos de investigação sobre a saúde das pessoas e do ambiente em diferentes oceanos.

Partilhar