Corais estão lentamente a desaparecer dos mares em todo o Mundo (Foto: Pixabay)

O aquecimento do clima contribuiu para a destruição de 14% dos recifes de coral em todo o Mundo entre 2009 e 2018.

A revelação foi feita pela Rede Global de Monitorização de Recifes de Coral, que apontou, também, a pesca com recurso a dinamite e a poluição como outros fatores que contribuíram para o gradual desaparecimento dos recifes.

O rastro de destruição deixou autênticos cemitérios de esqueletos branqueados onde antes proliferavam ecossistemas vibrantes.

Os mais atingidos foram os corais no sul da Ásia e no Pacífico, na Península Arábica e na costa da Austrália.

“A mudança climática é a maior ameaça aos recifes de coral”, explicou Paul Hardisty, CEO do Instituto Australiano de Ciência Marinha, um dos membros da Rede Global.

Mas há boas notícias. O chamado “Triângulo de Coral” do Leste e Sudeste Asiático – que contém quase 30% dos recifes de coral do Mundo – foi menos atingido pelo aquecimento das águas na última década e, em alguns casos, mostrou recuperação.

Os oceanos absorvem mais de 90% do excesso de calor das emissões de gases de efeito estufa, protegendo as superfícies da Terra, mas gerando ondas de calor enormes e duradouras no mar, que estão a empurrar muitas espécies de corais além dos seus limites de tolerância.

Os recifes de coral cobrem apenas uma pequena fração – 0,2% – do fundo do oceano, mas abrigam pelo menos um quarto de todos os animais e plantas marinhos.

Além de ancorar ecossistemas marinhos, também fornecem proteínas, protegem contra tempestades e contribuem para a erosão costeira.

Partilhar