Publicidade Continue a leitura a seguir

Etna chorou cinzas (e assustou a Sicília)

Etna já se manifestou dezenas de vezes desde o início do ano (Foto: Pixabay)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, registou uma nova erupção, provocando uma chuva de cinzas nos municípios mais próximos.

Desde fevereiro que o Etna sofreu 52 convulsões.

O Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que um fluxo adicional de material piroclástico foi expelido da cratera sudeste do vulcão.

Segundo o INGV, as últimas erupções na cratera sudeste levaram o Etna a aumentar a sua altitude em 33 metros, estando agora o seu cume a 3.357 metros acima do nível do mar.

Desde 1980, a cratera nordeste era considerada a mais alta do vulcão siciliano, com 3.324 metros, tendo atingido, em 1981, uma altura máxima de 3.350 metros.

A chuva de cinzas espalhou-se desta vez para nordeste e caiu nas cidades de Piedimonte e Linguaglossa, e também em parte da estrada que une Catânia a Messina.

No entanto, a atividade do aeroporto da cidade de Catânia não foi interrompida.

A maior associação de agricultores da Itália, a Coldiretti, avisou que estes episódios estão a causar sérios prejuízos às lavouras da região e pediu uma intervenção urgente do Governo para “proteger os empresários agrícolas.”

A nova entrada em ação do Etna juntou-se a outras manifestações recentes de diferentes vulcões em várias partes do Mundo.