Publicidade Continue a leitura a seguir

Agora é oficial: Tailândia diz sim ao regresso do turismo

Boas-vindas da Tailândia têm data marcada: 1 de novembro (Foto: Mladen Antonov/AFP)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Tailândia confirmou a reabertura do país a turistas estrangeiros.

A partir de 1 de novembro deixa de ser obrigatório um período de quarentena a todos os estrangeiros que cruzem as fronteiras totalmente vacinados. O recolher obrigatório em algumas áreas também foi levantado.

Depois de um primeiro anúncio realizado já este mês, agora veio o sim definitivo ao turismo após 18 meses de paragem.

De acordo com as novas regras, os viajantes vacinados provenientes de 45 países aprovados serão obrigados a apresentar resultados negativos dos testes PCR antes de voarem e quando chegarem à Tailândia.

Terão ainda de passar a primeira noite num hotel aprovado pelo Governo enquanto esperam pelo resultado da prova. Se der negativo, a pessoa poderá viajar para qualquer lugar no país.

“Estimamos que a indústria do turismo retornará aos níveis normais em meados do próximo ano”, calcula o porta-voz da Administração Metropolitana de Banguecoque, a capital, Pongsakorn Kwanmuang.

“Se nos próximos meses conseguirmos encher os hotéis até 25-30% da capacidade será um sucesso”, considerou, por sua vez, a presidente da Associação de Hotéis Tailandesa, Marisa Sukosol Nunbhakdi.

Em Banguecoque, os comerciantes preparam-se para voltar a receber visitantes internacionais. Mas não acreditam que a cidade volte aos dias de agitação do passado pré-pandemia.

Muitas lojas fecharam e quem dependia do turismo viveu (e ainda vive) dias difíceis.

A Tailândia implementou um esquema de várias fases para permitir voltar a receber turistas. Depois de novembro, é esperado que no início do mês seguinte termine a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes.

“Estamos realmente à espera que o Governo suspenda a proibição do álcool, porque isso não incentiva o retorno dos turistas”, queixou-se à agência AFP Daniel Kerr, diretor do hotel Chatrium, em Banguecoque.