As Maldivas reabriram ao turismo em julho (Foto: Pixabay)

O regresso em massa do turismo às Maldivas proporcionou ao pequeno arquipélago uma recuperação acima das previsões mais otimistas.

Depois de se terem tornado um dos primeiros países a reabrir as fronteiras a visitantes internacionais, em julho, as Maldivas recuperaram 70% do fôlego económico perdido durante o período mais crítico da pandemia.

Isso mesmo foi agora confirmado pela agência Fitch, que elevou a classificação de crédito do país para B.

“Presumimos uma normalização gradual das chegadas de turistas para mais de 80% dos níveis pré-pandémicos em 2022 e para cerca de 100% em 2023”, descreveu a Fitch.

As Maldivas conseguiram um recorde de 1,7 milhão de turistas estrangeiros em 2019, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Fortemente dependente do setor, a economia local contraiu 33,5% em 2020, uma das quedas mais acentuadas a nível mundial.

“O desenvolvimento de um novo terminal no principal aeroporto internacional deverá permitir um aumento significativo no número de turistas nos próximos anos. Simultaneamente, novos resorts encontram-se em fase de construção”, prevê a Fitch.

Situadas em pleno Oceano Índico, a sul da Índia e do Sri Lanka, as Maldivas são compostas por 1.192 pequenas ilhas de coral, onde residem apenas 340 mil habitantes.

As grandes atrações são as praias de areia branca e os resorts de luxo, que proporcionam condições paradisíacas a quem os procura.

Partilhar