Adivinha-se aumento significativo de movimento nos aeroportos dos EUA (Foto: Tannen Maury/EPA)

Depois de um ano e meio encerradas, as fronteiras aéreas e terrestres dos Estados Unidos voltam a abrir-se a turistas estrangeiros esta segunda-feira, dia 8.

Quem entrar no país terá de ter o esquema vacinal contra a covid-19 completo e apresentar teste de covid negativo (PCR ou antígenos) realizado três dias antes da viagem.

Os passageiros internacionais totalmente vacinados não estão obrigados a cumprir a quarentena, mas devem fornecer informações de contacto para facilitar o rastreamento em caso de contágio.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) prevê que “devido ao maior volume de viajantes, os tempos de espera na alfândega serão prolongados.”

E recomenda que os turistas tenham sempre os documentos à mão e também… “paciência.”

A abertura das fronteiras ocorre depois de os Estados Unidos terem atingido 70% da sua população adulta totalmente vacinada, e com a administração de doses de reforço para maiores de 65 anos.

Termina assim a longa espera de regiões como a Europa, que aguardava uma medida recíproca de Washington desde que a União Europeia (UE) abriu as portas a americanos vacinados no início do verão.

A vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos arranca a partir de dia 8.

As restrições de viagens nos EUA estavam em vigor desde março de 2020, inicialmente aplicadas pelo ex-presidente Donald Trump. Foram depois prolongadas pelo atual inquilino da Casa Branca, Joe Biden.

Partilhar