Meia centena de percursos pedestres no Alentejo vão estar em destaque até ao final do mês (Foto: Pixabay)

Os amantes das caminhadas vão poder descobrir os 50 percursos pedestres que integram uma rede que atravessa o Alentejo graças à primeira edição do TransAlentejo Walking Festival.

O evento decorre até 28 de novembro é uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Segundo os promotores, a iniciativa “é o único produto turístico estruturado transversalmente a todo o território.”

Os percursos estão estruturados com sinalização e informação da respetiva rota. Estas estão editadas em quatros guias impressos e disponíveis nesta plataforma.

Todos os trajetos têm um conceito comunicacional comum, são suportados por guias informativos de imagem harmonizada, utilizam mapas de grande qualidade sobre cartas militares e destacam pontos de interesse de valor natural e cultural.

“Passear a pé por toda esta região é a melhor forma de descobrir as belezas das paisagens rurais e a história intensa de cidades, vilas e aldeias”, garante a organização do TransAlentejo Walking Festival.

O programa contempla ainda a realização de conferências, nas quais vão ser apresentados casos de estudo, a divulgação de pequenas rotas junto das comunidades locais e visitas a espaços urbanos e culturais.

A apresentação do percurso “Pelas Vinhas de S. Cucufate”, em Vidigueira (Beja), no dia 20, e uma caminhada pelo percurso pedestre “Rota da Peregrinação a Nossa Senhora d’Aires”, em Viana do Alentejo (Évora), no dia 21, são alguns dos destaques.

Além da ERT, o TransAlentejo Walking Festival conta com o apoio do Turismo de Portugal, de várias entidades e de municípios da região.

Partilhar