Cesária Évora é o símbolo maior de Mindelo (Foto: DR/ Vhills.com)

A vida da cantora cabo-verdiana Cesária Évora (1941-2011) vai estar em destaque em Mindelo, sua terra natal, durante o mês de dezembro.

A homenagem à “diva dos pés descalços”, que este comemoraria o 80º aniversário, junta várias entidades locais e a Associação Cesária Évora.

Vai decorrer na ilha de São Vicente de 12 a 19 de dezembro.

As atividades terão início na Praça Nova (Praça Amílcar Cabral), com um concerto, envolvendo grupos que já acompanharam Cesária Évora pelos palcos do mundo.

“Terá a presença também de cordas da orquestra nacional de Cuba, metais cabo-verdianos e franceses, para tentar trazer maior diversidade de artistas e pessoas que se relacionaram com a sua história e sua carreira”, explicou Janete Évora, neta da cantora.

Haverá ainda uma exposição com imagens de destaque do percurso de Cesária, uma “roda de conversa” sobre empoderamento feminino e a apresentação de um documentário produzido pela cineasta Ana Sofia Fonseca.

O programa prevê ainda uma passeata e serenata pelas ruas do Mindelo e um concurso de “ouril”, jogo preferido que a cantora gostava de praticar.

Cesária Évora nasceu no Mindelo, em 27 de agosto de 1941, cidade onde também morreu, em 17 de dezembro de 2011, sendo considerada, com as suas mornas, a cantora de maior reconhecimento internacional em Cabo Verde.

Partilhar