Paisagem turística de Petra está lentamente a alterar-se (Foto: Khalil Mazraawi/AFP)

Cavalos e mulas a carregarem turistas desde sempre foram atração em Petra, na Jordânia. Mas essa imagem está prestes a fazer parte do passado.

Para proteger os direitos dos animais, estes estão a ser substituídos aos poucos por veículos elétricos.

Para já, uma pequena frota de dez destas pequenas viaturas ecológicas atravessa o caminho que conduz à famosa capital dos Nabateus, que remonta ao século I AC.

“Reduzem-se os maus-tratos aos animais e elimina-se a poluição”, assim resume o projeto Suleiman Farajat, líder da Autoridade Regional de Desenvolvimento e Turismo de Petra.

Além disso, ficará mais fácil ajudar Petra a tornar-se mais acessível a visitantes idosos e deficientes.

Foto: Khalil Mazraawi/AFP

Os veículos, idênticos a carrinhos de golfe, têm menos impacto na paisagem e não só.

“Por vezes vezes, as rodas das carruagens batiam nas laterais do Siq e as necessidades fisiológicas dos cavalos provocavam mau cheiro. Uma experiência desagradável para os turistas, para os cavalos e para nós”,explica Suleiman Farajat.

O grupo de direitos dos animais PETA, que criticou o uso de animais de tração, frequentemente magros e sobrecarregados, descreveu o projeto como um “primeiro passo importante para proteger os animais de trabalho.”

Por enquanto, as autoridades de Petra vão ficar com alguns dos cavalos. Mas apenas para preservar o caráter do lugar, que é património mundial.

Partilhar