Publicidade Continue a leitura a seguir

Vai viajar? São cada vez mais os países que exigem teste PCR

Nova vaga de covid traz com ela mais restrições de viagem (Foto: Patrick Hamilton/AFP)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Organização Mundial de Turismo (OMT) revelou que 52% dos destinos turísticos em todo o Mundo exigem à chegada a realização de um teste PCR ou antígeno.

Além disso, 25% de países têm já fronteiras parcialmente fechadas a estrangeiros devido à pandemia.

O relatório da OMT sobre restrições de viagens conclui que um em cada cinco destinos mantém as fronteiras “completamente fechadas” e 98% dos destinos impõem ainda algum tipo de restrição de viagem.

Quarenta e seis destinos (21% do total mundial) estão atualmente com as fronteiras totalmente fechadas aos turistas.

Destes, 26 mantêm-se totalmente fechados pelo menos desde o final de abril de 2020.

Outros 55 (25%), entre os quais Portugal, têm as fronteiras parcialmente fechadas para o turismo internacional.

A região da Ásia e o Pacífico continua a ser aquela com mais restrições em vigor, com 65% dos países totalmente fechados.

Já a Europa é a região do mundo mais aberta aos turistas internacionais (7% das fronteiras totalmente fechadas), seguida pela África (9%), América (10%) e Médio Oriente(15%).

A OMT destaca que 85 destinos (39% de todos os destinos no Mundo) abrandaram as restrições para turistas internacionais totalmente vacinados.

Apenas quatro levantaram até agora todas as restrições relacionadas com a covid-19: Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e México.

“Abrandar ou suspender medidas com segurança é essencial para que o turismo seja retomado”, sublinhou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.