Está de volta uma das viagens ferroviárias mais simbólicas da Europa (Foto: Joe Klamar/AFP)

Chegou a ser um dos comboios noturnos mais procurados da Europa, estava parado desde 2007 e agora regressou. Já é possível viajar de novo entre Paris e Viena depois do anoitecer.

A viagem inaugural decorreu na noite desta segunda para terça-feira, de 13 para 14, e foi vista como pontapé de saída para retomar uma tradição antiga.

As viagens são operadas pela OBB, empresa ferroviária nacional da Áustria, e disponibilizam lugares regulares, bem como cabines simples e mais confortáveis ​​para dormir. Estas têm, até, casas de banho privativas com chuveiro.

O único inconveniente é (ainda) não haver wi-fi.

Foto: Joe Klamar/AFP

“Estamos claramente a visar viajantes de negócios”, explicou Kurt Bauer, administrador da OBB.

O serviço também é dirigido a turistas, com passagens por Salzburgo, a cidade de Mozart, Estrasburgo e Munique, entre outras.

Haverá três viagens semanais. E estão previstas para breve pela OBB mais duas rotas noturnas, ambas com partida em Viena: Berlim e Bruxelas.

Além de simbólicos, os comboios noturnos podem ser arma importante no combate às mudanças climáticas no Velho Continente.

Uma viagem aérea emite cerca de 10 vezes mais CO2 do que uma viagem ferroviária.

Viena tornou-se a capital europeia dos comboios noturnos desde que a OBB começou, em 2016, a investir na revitalização de um segmento que outras operadoras abandonaram.

Partilhar