Ilha do Sal volta a viver uma passagem de ano como sempre viveu (Foto: Pixabay)

Os principais hotéis da ilha cabo-verdiana do Sal têm lotação praticamente esgotada para a passagem de ano, com o regresso de milhares de turistas após a ausência quase total em 2020.

O grupo hoteleiro espanhol RIU, o maior em Cabo Verde, com seis hotéis, revelou à Agência Lusa que a ocupação para o período da passagem de ano nas unidades no Sal é de 94%.

Também o grupo português Oásis Atlântico tem já casa cheia para a passagem de ano nos hotéis Oásis Belo Horizonte e Oásis Salinas, na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde.

“Estamos com os hotéis do Sal lotados para a passagem de ano. Cerca de 1.600 clientes”, disse o diretor executivo do Oásis Atlântico, Alexandre Abade.

“Há uma grande vontade de viajar e de retomar uma certa normalidade, mas o levantamento de barreiras à circulação pode travar um pouco a procura. Vamos gerindo a situação com alguma cautela, monitorizando de perto o evoluir da situação”, acrescentou.

Outra das unidades hoteleiras de referência da capital, o Hotel Trópico, do grupo português Pestana, já conta com 73 dos 93 quartos ocupados para este período, prevendo ainda uma festa de passagem de ano com música ao vivo, com lotação máxima de 70 pessoas.

O turismo representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, mas o setor esteve praticamente parado desde final de março de 2020.

Mas a situação está a melhorar gradualmente. Os hotéis cabo-verdianos receberam mais de 47 mil hóspedes no terceiro trimestre do ano, o dobro face ao trimestre anterior.

Os turistas portugueses lideraram a procura.

Partilhar