Publicidade Continue a leitura a seguir

A região de Portugal eleita exemplo para um planeta sustentável

Alentejo em destaque nos destinos preferenciais dos leitores do prestigiado New York Times (Foto: Pixabay)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Alentejo foi considerado um dos 52 destinos mundiais a visitar por quem quer contribuir para um planeta mais sustentável.

A escolha foi feita pelos leitores do jornal norte-americano The New York Times. E deve-se ao programa de sustentabilidade dos vinhos alentejanos.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) referiu que a região foi destacada como destino “parte da solução para problemas como as alterações climáticas.”

“A implementação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) motivou a distinção na sétima posição na lista publicada.”.

O artigo assinala as medidas do PSVA para a proteção da biodiversidade, redução de cerca de 20% no consumo de água nas adegas e diminuição do rácio litro de água consumido por litro de vinho produzido.

A criação de uma ferramenta que possibilita que os membros do PSVA calculem a sua pegada hídrica e de carbono ou a criação do selo de certificação de produção sustentável foram outras das razões elencadas para justificar a distinção.

Criado em 2015 por esta comissão vitivinícola, o PSVA conta, atualmente, com 483 de membros associados, que representam quase 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.

Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polónia e China.