Portadores de passaporte de Portugal podem viajar sem visto para 184 países (Foto: Pixabay)

O passaporte de Portugal é o quinto mais forte do Mundo.

A conclusão é do Henley Passport Index 2022, produzido pela firma de advocacia Henley & Partners com base em informação fornecida pela Associação Internacional do Transporte Aéreo, divulgado esta quarta-feira, 12 de janeiro.

Os portadores de passaporte português estão autorizados a viajar sem visto para 184 países, exatamente o mesmo número de destinos permitido pelo passaporte da Irlanda.

O ano passado, Portugal já tinha estado em destaque no mesmo ranking. No entanto, conseguiu subir agora de fasquia.

A lista de 2022 é liderada por Japão e Singapura, com 192 destinos. Coreia do Sul e Alemanha partilham o segundo lugar, com 190.

Espanha, Finlândia, Itália e Luxemburgo empataram na terceira posição com 189. Em quarto, antes de Portugal e Irlanda, surgem França, Países Baixos, Suécia e Áustria, todos com 188.

Na cauda da tabela encontram-se países como a Coreia do Norte (39 permissões sem visto), Nepal e Palestina (37), Somália (34), Iémen (33), Paquistão (31), Síria (29), Iraque (28) e Afeganistão (26).

Os autores do Henley Passport Index destacam nas conclusões para 2022 que “as crescentes barreiras de viagens introduzidas ao longo da pandemia resultaram na maior lacuna de mobilidade global dos 16 anos de história do índice.”

Partilhar