Verão é uma das grandes apostas de Espanha para este ano turístico (Foto: Pixabay)

A atividade turística em Espanha vai este ano voltar aos valores do passado pré-pandemia.

A previsão é de especialistas do setor, que esperam um recuperação forte assim que as vagas provocadas pela variante Omicron sejam ultrapassadas.

No total, o turismo gerou 88,5 biliões de euros em Espanha em 2021, um aumento de 36 biliões em relação a 2020, mas cerca de 43% menor que em 2019.

De acordo com a a associação de turismo Exceltur, embora o turismo tenha melhorado após os níveis catastróficos de 2020, essa recuperação foi parcial.

O ano de 2022 pode, segundo a associação, representar a viragem total para números próximos de um passado que se quer de regresso. Oscar Perelli, da Exceltur, acredita que o turismo provavelmente experimentará “um primeiro trimestre muito complexo”, com vendas um terço abaixo dos níveis de 2019, mas “uma alta acentuada a partir de abril.”

Já José Luis Zoreda, vice-presidente da Exceltur, referiu, citado pela agência AFP, que as restrições sanitárias no início de 2021 significaram que a atividade turística permaneceu “paralisada” até maio.

Após uma recuperação no verão, diminuiu novamente no final de novembro.

Antes da pandemia, a Espanha era o segundo destino turístico mais popular do Mundo depois da França. O turismo representava 12,4% da economia do país, segundo estatísticas oficiais.

Partilhar