A Feira de Turismo Fitur, em Madrid, analisa até domingo as tendências do setor (Oscar del Pozo / AFP)

O turismo mundial registou um crescimento de 4% em 2021, comparando com 2020, mas as chegadas de viajantes internacionais ficaram 72% abaixo dos registos de 2019. As viagens domésticas parecem ter sido a alavanca.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o desempenho global do setor cresceu 4%, muito por força da crescente taxa de vacinação mundial e do relaxamento de restrições de viagem, “devido à maior coordenação e protocolos transfronteiriços”.

E a evolução foi positiva ao longo do ano. Tomando o ano de 2021 por inteiro, as chegadas internacionais ficaram 72% abaixo do registo pré-pandemia, número que se reduz para 65% se atentarmos apenas ao segundo semestre. A previsão é de um crescimento desses movimentos até 78% este ano.

De acordo com a mais recente análise do Painel de Peritos da OMT, a maioria dos profissionais de turismo (61%) prevê melhores perspetivas para 2022, 58% acreditam que as viagens deverão recuperar, mas 64% antecipa que as chegadas internacionais só regressem aos níveis de 2019 “em 2024 ou mais tarde”.

A vacinação é mesmo tida como a solução para o setor, que defende “uma implementação rápida e mais ampla” das imunizações.

A confusão das regras também não favorece a retoma, pelo que informações mais claras sobre os protocolos de viagem também poderão ajudar, acredita a OMT.

Nos países com “grandes mercados domésticos”, o turismo interno continua a ajudar na recuperação do setor das viagens. E a tendência deverá manter-se. A “viagem próximo de casa”, as “atividades ao ar livre”, os “produtos baseados na Natureza” e o “turismo rural” são as tendências que devem moldar o setor este ano.

Partilhar