Vilnius Imagem: Pixabay

Estónia, Letónia e Lituânia oferecem um concentrado de História à distância de um voo direto a partir de Lisboa com a Air Baltic. Embarque connosco.

Diferentes entre si e com identidades singulares que os tornam únicos, Estónia, Letónia e Lituânia estão agora mais acessíveis voando a partir de Lisboa por menos de 100 euros. A companhia aérea Air Baltic é a responsável por aproximar os dois extremos da Europa.

Falar dos países bálticos é falar de territórios que guardam em si História imensa, muitas vezes atribulada, autêntico presente para quem quer conhecer um pedaço de Europa com muito para contar. Voar para qualquer uma das capitais – Riga (Letónia), Tallinn (Estónia), ou Vilnius (Lituânia) – é porta aberta para um conjunto de aventuras inesquecíveis. Juntos, os três países somam um total territorial idêntico ao de Portugal continental. Lá chegado de avião, não é por isso difícil conhecê-los alugando um automóvel – as estradas são de qualidade e os condutores locais dos mais prudentes -, ou mesmo através de viagens de autocarro que não lhe tomarão muitas horas. O comboio é sempre outra opção acessível e rápida.

Além das características arquitetónicas únicas de cada uma das capitais – a imponência de Riga, a clássica perseverança de Vilnius, a combinação entre o moderno e antigo de Tallinn, percorrer as nações bálticas é descobrir outras vilas e cidades coladas ao Mar Báltico com praias de água fria e gente quente, aldeias do interior onde parece que o tempo congelou vontades e engrossou a simpatia, núcleos de monumentos perdidos em nadas no mapa que parecem quase tudo.

E há as paisagens. As longas planícies que a neve pinta de branco no inverno e o verde colora a partir da primavera. Roteiros de Natureza em países onde o território livre se estende até onde os olhos deixam de alcançar terra firme.

Uma imensidão de opções encontra-se à sua espera no Báltico. Difícil apenas é escolher o muito que lá poderá fazer e onde.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal.

Riga (Pixabay)

Como ir

Através da Air Baltic e desde Lisboa, com ligações de Lisboa para Riga a partir de 88,99 euros e para Tallinn e Vilnius desde 98,99 euros.

Onde comer

Na Estónia não deixe de provar as tradicionais verivorst, salsichas de sangue de porco cujo sabor é apurado com cevada, manjerona, cebola, louro e pimenta. Cobertas com molho de arando e mirtilo, são servidas a acompanhar carne e batatas assadas.

Na Letónia, é obrigatória a skabenu, sopa rica composta por um caldo de carne a que é acrescentado azedinha, sumo de limão, batata, cebola e ovos cozidas.

Na Lituânia prove os cepelinai, enrolados de batata ralada com carne, requeijão e cogumelos.

O que visitar

Em Tallinn, deambule pelo centro histórico onde poderá encontrar diferentes géneros e influências de arquitetura antiga.

Em Riga, a zona mais antiga da cidade merece igualmente visita demorada.

Em Vilnius não perca o Castelo Gedminas e o Asmens Vartai, um dos simbólicos portões locais.

Tempo médio de voo

Entre 4h e 4h30m, desde Lisboa e dependendo da capital báltica para onde voar.

CONSELHOS ÚTEIS

Admirar

Contemplar é verbo de ordem. E tempo é conceito que parece não existir naquelas bandas do norte da Europa.

Agasalhar-se

Se o inverno do Báltico é gelado, com temperaturas negativas a condizer, o verão está longe de ser uma estação amigável. Os dias, apesar de longos de sol, são raros de termómetro acima dos 20 graus.

Conduzir

Alugar carro é tarefa fácil em qualquer um dos três países bálticos. Conduzir fora dos centros urbanos também não é pormenor que leve a grandes dores de cabeça.

A rede de estradas nacionais é ampla e com boas indicações para evitar desvios indesejáveis. Cuidado apenas com a neve, caso viaje no inverno.

Tallinn (Pixabay)

Partilhar