Oberbaumbrücke (visitberlin / Wolfgang Scholvien)

Aproveitando o arranque da 19ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, em Lisboa, passamos em revista destinos e eventos imperdíveis para os fãs da sétima arte.

Um dos mais importantes festivais do Mundo, cenários reais de filmes famosos, museus com coleções únicas, estúdios lendários e parques temáticos que mostram o que se passa por detrás das câmaras são algumas das sugestões do Turismo da Alemanha.

Comecemos pela Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que tem data marcada para 10 a 20 de fevereiro e inclui várias participações portuguesas.

É um dos maiores e mais importantes eventos cinematográficos do Mundo e, este ano, acontece já em formato híbrido, presencial e online.

Görlitz, Igreja de São Pedro e São Paulo e Neissebruecke (Francesco Carovillano)

Metendo pés a caminho, de Berlim saltamos para Görlitz, conhecida como “Görliwood”. Foi cenário de fitas incontornáveis como Sacanas Sem Lei, de Quentin Tarantino; O Leitor, de Stephen Daldry; O Aprendiz de Feiticeiro, de Jon Turteltaub; Os Caçadores de Tesouros, de George Clooney; e Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson.

Para lá do cinema, Görlitz faz-se de 3500 monumentos edificados ao longo de cinco séculos de História desta bonita cidade plantada na fronteira com a Polónia.

Görlitz (Europastadt GörlitzZgorzelec GmbH)

Num repente voltemos a Berlim e para os cenários de outros grande títulos.

Porta de Bradenburgo, Berlim (visitberlin / Wolfgang Scholvien)

As Asas do Desejo, de Wim Wenders; Supremacia, de Paul Greengrass; 007 Octopussy, de John Glen; Um, Dois, Três, de Billy Wilder; O Espião que Veio do Frio, de Martin Ritt; e Adeus, Lenine!, de Wolfgang Becker, são apenas exemplos do que há para visitar com base num roteiro elaborado pelo Turismo da capital alemã.

Alexanderplatz (visitberlin / Wolfgang Scholvien)

Pelo meio, paremos na Deutsche Kinemathek, onde a maior delícia é imaginar a diva Marlene Dietrich através dos objetos pessoais ali expostos.

Postdamer Platz (visitberlin / Philip Koschel)

A menos de uma hora de Berlim, Potsdam é outra paragem para visitar o Museu de Cinema cuja exposição permanente traça a história do vizinho estúdio Babelsberg, o mais antigo do Mundo, com 110 anos.

De novo as marcas da passagem de Marlene Dietrich aos elencos de Sacanas Sem Lei, Grand Budapest Hotel e, recentemente, Matrix: Resurrections.

Também o Filmpark Babelsberg, misto de estúdio e parque temático, permite aprender mais sobre cinema e televisão, mas da perspetiva por detrás das câmaras.

Checkpoint Charlie (visitberlin / Wolfgang Scholvien)

De novo no caminho, chegamos a Munique, onde descobrimos o lendário estúdio Bavaria Film, fundado em 1919.

O grande sucesso alemão de Wolfgang Petersen, Das Boot, de 1981, foi aqui filmado, tal como Perfume: História de um Assassino, com Dustin Hoffman, ou Snowden, de Oliver Stone.

Visitar os cenários do recente Passageiro Acidental, ou protagonizar um pequeno filme são oportunidades no vizinho parque temático Bavaria Filmstadt.

Se a visita se fizer em Junho, em Munique cruzará o seu Festival de Cinema, que decorre parcialmente ao ar livre.

Partilhar