Paris deixou de obrigar ao uso de máscara na via pública (Foto: Pixabay)

Depois de dois anos marcados por apertadas medidas sanitárias para conter a pandemia de covid-19, vários países começam gradualmente a regressar ao normal.

Dinamarca, Finlândia e Noruega tomaram a dianteira e eliminaram as restrições. Já o Reino Unido, a Irlanda e os Países Baixos aliviaram as limitações nos últimos dias.

A Dinamarca tornou-se no primeiro dos países da União Europeia a eliminar a maioria das restrições, nomeadamente o uso de máscara na via pública e o fim da obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação em discotecas, bares e restaurantes.

Na Noruega, acabou a proibição de venda de álcool e já não há limite recomendado para o número de convidados em cada habitação ou de pessoas em eventos desportivos. Os testes para entrar no país também foram abolidos.

Na Finlândia, deixou de haver controlos fronteiriços com os outros países do Espaço Schengen, os estabelecimentos podem estar abertos até mais tarde e a venda e consumo de bebidas alcoólicas passou a ser livre.

O Reino Unido levantou quase todas as restrições internas, mantendo como única exigência legal o auto-isolamento após um teste positivo à covid-19.

Londres é uma das capitais onde já é possível circular com (quase) toda a normalidade (Foto: Pixabay)

O uso da máscara deixou de ser obrigatório, os passes de vacinação não são necessários para entrar nos estabelecimentos e deixou de existir a recomendação de trabalhar a partir de casa.

A Irlanda também levantou a maior parte das restrições, assim como os Países Baixos.

Já a França eliminou o uso de máscara ao ar livre, enquanto a Suíça planeia suspender todas as restrições até meados de fevereiro.

Fora da Europa, a situação é diferente. A China, por exemplo, continua com a “política de zero casos” e continua máscaras nos transportes públicos e certificados na maioria dos restaurantes e lojas.

Nos Estados Unidos, os governos estaduais tomam decisões avulsas. No estado Nova Iorque, por exemplo, os tribunais estão a avaliar o fim do uso obrigatório de máscara na via pública.

A capital da Índia, Nova Deli, anunciou uma flexibilização das restrições e o fim do recolher obrigatório de fim de semana. Os restaurantes reabriram, também.

Partilhar