Antiga Igreja da Madre de Deus foi destruída por um violento incêndio em 1835 (Foto: Pixabay)

As Ruínas de São Paulo, ex-líbris do território de Macau, vão ser reconstruídas virtualmente ainda durante o ano de 2022.

O Instituto Cultural (IC) de Macau explicou que será efetuada “reconstrução tridimensional” através de realidade virtual que permitirá realizar no futuro visitas imersivas ao edifício da antiga Igreja da Madre de Deus.

A ideia passa por mostrar a história e cultura única da fusão das culturas chinesa e ocidental em Macau ao longo de centenas de anos.

Melhorar a imagem da cidade como destino de turismo cultural é outro dos objetivos.

As visitas serão organizadas em português, inglês, cantonense e mandarim e estarão disponíveis para residentes e turistas, que utilizarão óculos especiais e outro equipamento durante a experiência.

O IC está atualmente a pesquisar e a recolher dados históricos para a exposição, com o apoio da diocese da Igreja Católica em Macau.

Assim que a recolha estiver concluída, a produção da realidade virtual será entregue a uma empresa especializada.

A Igreja da Madre de Deus foi construída pela Companhia de Jesus na segunda metade do século XVI.

Foi destruída por um violento incêndio em 1835.

As ruínas incluem a fachada e escadaria de granito da igreja e os vestígios arqueológicos do vizinho Colégio de São Paulo, a primeira universidade ocidental no leste asiático.

O Centro Histórico de Macau foi inscrito na lista do Património da Humanidade UNESCO a 15 de julho de 2005.

A classificação integra vários edifícios históricos construídos pelos portugueses, incluindo o edifício e largo do Leal Senado, a Santa Casa da Misericórdia, as igrejas da Sé, de São Lourenço, de Santo António, de Santo Agostinho, de São Domingos ou a fortaleza da Guia.

Partilhar