O Silky Oaks Lodge fica a poucos quilómetros da porta de entrada para a Grande Barreira de Coral (Foto: DR)

Daintree, lar do povo indígena Kuku Yalanji e de uma incrível biodiversidade, é um dos maiores tesouros naturais da Austrália.

Entre dezembro e março, o período conhecido como a estação verde, os dias e as noites naquela que é considerada a floresta tropical mais antiga do Mundo, com mais de 135 milhões de anos, são quentes e refrescados assiduamente pelas chuvas.

É neste cenário que o renovado Silky Oaks Lodge acaba de abrir portas, a aproximadamente uma hora de carro de Cairns e a 20 minutos de Port Douglas, a porta de entrada para a Grande Barreira de Coral, na costa de Queensland.

O alojamento está situado acima do rio Mossman, que flui suavemente entre a canópia da floresta. Aberto originalmente em 1985 e agora reabilitado pela Baillie Lodges, o Silky Oaks é abraçado por 32 hectares de uma floresta resultante da plantação, na década de 1990, de cerca de 200 espécies nativas ameaçadas, e que hoje atrai muita vida selvagem do vizinho Parque Nacional de Daintree.

A renovação do resort contou com o contributo de artistas e designers locais, para criar interiores que transmitem uma autêntica sensação de lugar. É o que se observa nas cinco unidades de alojamento do Silky Oaks, e na casa privada, a Daintree Pavilion, com duas suites e áreas comuns partilhadas, perfeita para famílias ou grupos de amigos.

Todos os lodges foram desenhados de forma a fundirem-se com a Natureza, com grande paredes envidraçadas e tetos em madeira que parecem chamar as cores e os sons da floresta para dentro, decks com jacuzzi e banheiras ou chuveiros ao ar livre.

No restaurante Treehouse, os hóspedes têm a oportunidade de conhecer alguma da herança indígena daquela terra, através de um menu que muda diariamente, de estilo contemporâneo, mas que incorpora ingredientes, técnicas e sabores tradicionais.

O resort dispõe ainda de um centro de bem-estar, o Healing Waters Spa, inspirado em crenças antigas que celebram a água do rio Mossman como uma força renovadora.

Visitas guiadas pela região, explorações fluviais em caiaque, snorkel, caminhadas no Parque Nacional de Daintree, aulas de ioga todas as manhãs e programas feitos à medida são algumas das atividades disponibilizadas pelo Silky Oaks.

O Silky Oaks Lodge fica a pouco mais de uma hora de carro do Aeroporto de Cairns. O resort oferece um transfer diário para Port Douglas.

O alojamento custa a partir de 600 euros por pessoa por noite (tudo incluído).

Partilhar