Espaço aéreo da Rússia está vedado a países da União Europeia (Foto: Pixabay)

Os voos da União Europeia (UE) para a Ásia vão aumentar de duração devido ao impedimento de sobrevoar o espaço aéreo russo.

A Rússia proibiu o tráfego aéreo proveniente de 36 países, incluindo Portugal. No entanto, e logo após o início da guerra na Ucrânia, várias companhias aéreas passaram a evitar o percurso.

“Tudo dependerá de onde se está a voar. Caso seja no norte da Europa, como da Finlândia ou da Suécia, será uma rota muito mais longa”, indicou fonte da UE citada pela agência Lusa.

“A estimativa é que poderão ser necessárias mais quatro horas, mas se se estiver a voar de um pouco mais a sul, o tempo extra muda para cerca de mais uma hora e meia”, adiantou a mesma fonte.

Quem voar de um país do norte da Europa terá de contornar o território russo e da Ucrânia, cujo espaço aéreo se encontra fechado.

Tal medida implica custos adicionais para as companhias aéreas europeias. A UE ainda não equacionou qualquer apoio financeiro às empresas afetadas.

Para já existem apenas “discussões gerais” sobre tais auxílios.

A União Europeia também proibiu aeronaves russas de atravessarem o seu espaço aéreo.

Dados de Bruxelas revelam que serão afetados 300 diários voos da Rússia para a UE ou a sobrevoar o espaço comunitário. E 50 voos diários de transportadoras da UE para a Rússia, bem como cerca de 90 voos europeus de sobrevoo de território russo.

A proibição europeia está já em vigor, mas estão previstas exceções, como para aterragens de emergência, voos humanitários ou voos diplomáticos.

Partilhar