Açores estão a recuperar aos poucos o turismo perdido com a pandemia (Foto: Pixabay)

Quem viajar para a ilha açoriana de São Miguel poderá ter que passar a pagar taxa turística.

A proposta partiu da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM). O início da aplicação da taxa está previsto apenas para o próximo ano.

Alexandre Gaudêncio, presidente da AMISM e da Câmara Municipal da Ribeira Grande, não revelou o valor da taxa, apenas que irá ser em todos os concelhos da ilha.

“As receitas devem reverter a favor da preservação da nossa maior riqueza turística, o nosso ambiente. Mas entendemos que deve ser uma taxa municipal e não uma taxa regional”, justificou o responsável.

Medida semelhante foi também apresentada pelo PAN na Assembleia Regional dos Açores. A ideia passa pela aplicação de uma taxa entre um euro (para os turistas que cheguem à região via aérea) e dois euros (para quem fizer escala no arquipélago em navios de cruzeiro).

A medida, porém, não reúne consenso. O PSD questionou a oportunidade de criação de uma taxa turística nos Açores numa altura em que a região está ainda a debater-se com as consequências negativas da covid-19 e em que o movimento de turistas ainda não recuperou os números anteriores à pandemia.

A Iniciativa Liberal também discorda, enquanto o PS não vê razão para que a futura taxa turística seja diferente de município para município, segundo propõe a AMISM.

Partilhar