Falta pouco para poder regressar em pleno à Malásia (Foto: Pixabay)

A Malásia anunciou que vai permitir o regresso de turistas internacionais já a partir de 1 de abril.

De acordo com as autoridades do país asiático, será permitida a entrada apenas a visitantes devidamente vacinados contra a covid-19. A única exigência é a apresentação à chegada de um teste PCR negativo.

“Esta decisão impulsionará a economia e ajudará a reviver o setor de turismo em dificuldades”, acredita Ismail Sabri, primeiro-ministro malaio.

Dependente do turismo e conhecida pelas praias de areia branca e florestas tropicais exuberantes, a Malásia fechou as fronteiras em março de 2020.

Em setembro do ano passado, foi permitida a entrada na ilha de Langkawi.

A Malásia segue assim o exemplo de vizinhos asiáticos que voltaram a permitir entradas internacionais. Foi o caso recente de Singapura, Tailândia, Indonésia e das Filipinas.

A AirAsia, com sede na Malásia, uma das principais companhias aéreas de baixo custo do Sudeste Asiático, chamou a medida de “oportuna” e disse que “dará um forte impulso” para a recuperação do turismo e da aviação.

O presidente-executivo do grupo, Bo Lingam, disse à agência AFP que a transportadora espera transportar cerca de um milhão de passageiros na primeira semana de abril.

Com a pandemia, e economia da Malásia contraiu 5,6% em 2020, mas recuperou ligeiramente e cresceu 3,1% em 2021.

Partilhar