Setor da aviação exige a eliminação urgente de todas as barreiras para viajar na Europa (Foto: Pixabay)

O setor europeu da aviação exigiu aos governos da União Europeia (UE) que eliminem todas as restrições sanitárias no setor dos transportes.

O pedido surge numa altura em que a flexibilização dos protocolos está a generalizar-se a outras áreas.

“Muitos estados europeus suspenderam as restrições internas da covid, como a necessidade de apresentar credenciais de saúde para entrar em eventos sociais ou a exigência de usar máscaras em espaços públicos”, lembraram, em comunicado conjunto, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI EUROPE) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Ambas as estruturas consideram “lógico remover restrições semelhantes” nas viagens aéreas. E sugerem a retirada de “todos os requisitos de diagnóstico, a necessidade de apresentar o comprovativo de vacinação ou de preencher um Formulário de Localização de Passageiros.”

A lista de exigências não fica por aqui. A ACI EUROPE e a IATA também pretendem o fim do uso de máscaras para “viajar dentro ou entre estados onde tal já não é necessário em outros ambientes internos.”

Foi ainda requerido que “os passageiros vacinados com uma vacina aprovada pela OMS viajem para o Espaço Económico Europeu provenientes de países terceiros nas mesmas condições que os passageiros vacinados com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos.”

Partilhar