Rodrigo Castelo será a cara da gastronomia da região de Santarém (Foto: DR)

O chef Rodrigo Castelo foi anunciado como Embaixador para a Gastronomia de Santarém, cidade onde nasceu e onde tem, atualmente, dois restaurantes, o Ó Balcão, que na última década se tornou uma das moradas obrigatórias do município, e o Galinha da Vizinha, este em conjunto com outros dois sócios.

Uma distinção que recebeu com “honra” e “responsabilidade”, e que decorreu no arranque da BTL, na FIL. A cerimónia foi promovida pela Câmara Municipal de Santarém, com a presença do presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, e João Leite, vereador com o pelouro do turismo.

“É uma honra, ao mesmo tempo que me deixa mais confiante e orgulhoso do trabalho que tenho vindo a desenvolver com a cozinha da região. Ser a “cara” da gastronomia da região de Santarém é uma grande responsabilidade, mas também uma motivação para continuar a descobrir, a redescobrir, e a promover o que de melhor a nossa região tem. Nada disto seria possível sem os produtores, com quem trabalho com grande proximidade, e a riqueza dos produtos que o rio e a terra ribatejana nos dão”, explica o chef ribatejano.

“Temos que ser diferenciadores ao nível de um produto turístico estruturado. Do ponto de vista gastronómico, estamos um pouco mais à frente graças ao trabalho do Rodrigo Castelo e de outros grandes chefes da cidade, mas esperamos chegar lá também noutras vertentes”, explica Ricardo Gonçalves sobre o futuro do concelho. E acrescenta: “Temos toda a esperança que o Rodrigo Castelo ganhe, um dia, a sua estrela Michelin”.

Foto: DR

Em Santarém, que organizará este ano a 42.ª edição do único festival nacional de gastronomia, vai contar com várias iniciativas na cidade ao longo de 2022, dando palco à cozinha e produtores locais. O próximo evento acontece já em abril, nos dias 21, 22 e 23. “Chefs ao Tejo” marca o início do programa Santarém Capital da Gastronomia e terá a presença de três chefs com projetos gastronómicos ao longo do curso do Tejo: Diego Gallegos, do espanhol Sollo (uma estrela Michelin), João Rodrigues, do lisboeta Feitoria (uma estrela Michelin) e o próprio Rodrigo Castelo.

Além de experiências gastronómicas, a iniciativa contará com conversas sobre peixe de rio, pesca desportiva, sensibilização sobre o ecossistema e sustentabilidade do rio, cultura avieira, entre outros temas.

Partilhar