A ilha de Dugi Otok serve de cenário ao singular Hotel Villa Nai (Foto: DR)

Um antigo olival familiar é o cenário de um refúgio isolado no Adriático. O Villa Nai 3.3 fica na ilha de Dugi Otok, no arquipélago croata de Zadar, e foi esculpido numa colina.

Os oito quartos e suítes do hotel, construídos com a pedra retirada do espaço, formam um semicírculo de grutas, inundadas por luz natural através das grandes frentes de vidro.

O projeto é assinado pelo arquiteto croata Nikola Bašić, que fez o hotel fundir-se na paisagem. Os quartos têm vista para o Mar Adriático ou para o olival e cada um deles abre-se para um terraço próprio, que dá acesso direto aos campos de oliveiras.

Muito antes da construção do hotel, o proprietário já era um importante produtor de azeite extra-virgem – as cerca de mil oliveiras orgânicas que cercam o resort estão na família desde 1607 –, que nos últimos anos conquistou uma série de prémios internacionais.

Todas as azeitonas são colhidas à mão e processadas no mesmo dia e só as que estiverem perfeitas, saudáveis e intactas são usadas para o azeite.

O nome do hotel nasce precisamente dessa tradição. Nai significava “neve” em dálmata e era habitual haver uma média de 3,3 dias de neve por ano, peculiaridade climática que daria ao azeite as suas características distintas.

No lobby bar é ainda possível desfrutar de café orgânico, cocktails exclusivos e uma carta de vinhos premium – uma boa oportunidade para conhecer os vinhos croatas.

Há também uma sala de charutos e duas piscinas de água do mar: uma exterior e uma interior, com jacuzzi, inserida no spa. Aí, encontra-se ainda a sauna finlandesa, perfumada a gosto, tratamentos à base de azeitonas e azeite, massagens que combinam técnicas tailandesas e indonésias com as europeias e um jardim de meditação ao ar livre.

Os dois restaurantes estão abertos a hóspedes e visitantes: o Grotta 11.000 (batizado em homenagem ao mais velho dálmata, que viveu nas cavernas de Dugi Otok há 11 mil anos) serve refeições cozinhadas no fogo, enquanto no 3.3 descobre-se cozinha mediterrânea moderna, com produtos biológicos.

O sossego e a arte de nada fazer são talvez os maiores trunfos do Villa Nai 3.3, mas os hóspedes que desejem explorar podem participar no processo de produção do azeite, pescar, fazer mergulho ou snorkeling e explorar ruínas romanas em algumas das 89 ilhas do Parque Nacional Kornati.

Cada quarto duplo do Villa Nai tem preços a partir de 642 euros (com pequeno-almoço). Menores de 12 anos não são permitidos

Dugi Otok é acessível desde o Aeroporto de Zadar, de onde parte um transfer que conduz até ao ferry que leva à ilha.

Partilhar