Percurso tem dez quilómetros e pode ser feito a caminhar, correr ou pedalar (Foto: Paulo Spranger)

Novo percurso pedestre e ciclável de Vila Nova da Barquinha tem dez quilómetros, à beira dos rios Zêzere e Tejo e passa por locais como o Castelo de Almourol. O Trilho Panorâmico do Tejo já abriu ao público e foi apresentado na BTL.

Ao todo, são dez quilómetros de percurso, que pode ser feito à velocidade que cada um queira, a caminhar, correr ou pedalar, sempre junto ao Tejo e ao Zêzere. O Trilho Panorâmico do Tejo, apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, é o novo projeto da autarquia de Vila Nova da Barquinha e liga, em formato linear, o Centro Náutico / Fluviário Foz do Zêzere até ao Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Está disponível ao público o ano inteiro, tem a duração estimada de duas horas e meia e é de fácil execução. Ao longo do caminho, são vários os pontos de interesse que se podem visitar. A começar pelo Castelo de Almourol, classificado como Monumento Nacional e um dos ex-líbris da zona do Médio Tejo, tendo celebrado em 2021 o seu 850.º aniversário; mas também o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, a Igreja Matriz de Tancos, o Convento de Nossa Senhora do Loreto, a Ponte da Praia do Ribatejo, o Centro de Interpretação Templário, o Cais Pai-Avô ou a Fonte da Galiana, por exemplo.

Castelo de Almourol é um dos pontos de interesse do trilho panorâmico (Foto: Paulo Spranger)

Além destes, destaque para a Igreja Matriz de Atalaia, Monumento Nacional que foi recentemente alvo de requalificação, o Centro Integrado de Educação em Ciências ou o roteiro de arte pública, projeto artístico que tem obras espalhadas pelas ruas das vilas e aldeias de todo o concelho de Vila Nova da Barquinha.

O novo Trilho Panorâmico do Tejo surgiu da união de alguns troços pedestres já existentes no município e foi enriquecido com a introdução de pontes, passadiços, corrimãos, miradouros e áreas de lazer. O percurso foi integrado na Grande Rota do Tejo e está designado como GR12 E7 – Etapa Panorâmica Tejo-Almourol.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

 

Partilhar